Perspectiva vazia

Antes de tudo, Fotografia é linguagem, e cada imagem posta no mundo é um enunciado intencionado recortado pela retórica da perspectiva, do que é colocado dentro e do que é deixado de fora.

Isso se manifesta de forma maravilhosa no registro da paisagem, porque um enunciado que aparenta tão isento de intenção é, antes de tudo, parte de uma construção de séculos de maneiras diferentes – mas delimitadas – de se enxergar o mundo. 

O registro da paisagem coloca seus enunciados de forma sutil.

Foi pensando nisso que, nesse dezembro de 2017, no ambiente superpovoado da praia brasileira no final do ano, usei do exercício da perspectiva para criar um universo despovoado, solitário e contemplativo. As imagens foram feitas com iPhone 7 e editadas no VSCO.

PKT GLA

01 PKT GLA.png

PKT GLA

art direction: Marcelo Jarosz
model: Victoria Bernabei
beauty: Branca Moura
photography: Naira Mattia.

Colors on grey

w/ victoria bernabei.

IMG_1139.JPG

GOSTOU

Fashion concept for GOSTOU "High Priestess of Soul" collection. Model: Fernanda People / Beauty: Branca Moura / Styling: Amanda Paulovic & Raphael Hubner.

Ilhabela

mar adentro - NAIRA MATTIA

a intensidade é uma onda que cresce dentro do estômago e invade todo o seu corpo até chegar aos olhos e gelar a cabeça – e aí você não sabe se pensa ou se acha que entende e enxergar fica difícil quando tudo mareia à sua volta.

all photos taken during a recent trip to Ilhabela - Brazil using an iPhone 7.

Muralla Roja

All photos taken on April 17.

Processo Fotográfico

Um pouco sobre o processo que construí pra pensar fotografia.

ESPAÇO: preparar o terreno para interagir com o objeto do seu processo artístico. abrir espaço pra boa foto acontecer. colocar-se em situações férteis. viver o olhar.

PRESENÇA: assumir a responsabilidade sobre os elementos que conseguimos controlar. estar sensível à realidade que nos circunda. deixar que a intuição nos diga como reagir. assumir como reais todas as variáveis. não julgar, só sentir.

REPETIÇÃO: sujeitar o objeto ao teste do olhar.

Foto 04-10-2017 13 11 22.jpg

Pensamentos sobre o nu

O nu foi um elemento que demorou pra entrar na minha fotografia. Pra mim, sempre um desconforto. Já era desconforto ter de lidar com o outro na situação da foto, dirigir e ser presente e compartilhar um pouco do que eu tava vendo pra fazer a outra pessoa se sentir segura e confiante em relação ao trabalho, e seria ainda mais desconfortável se essa situação toda tivesse o peso da nudez no ambiente.

Meu primeiro ensaio nu foi um dos meus primeiros ensaios. Era pra uma matéria de fotografia digital que tive na faculdade – um dos maiores motivos que me levaram a fotografar hoje – e o tema do trabalho seria...

Read More